sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

observações feitas a partir duma construção lacustre


há no vento, há no fogo,
qualquer coisa minha, tua...

no ventre dos elementos
viajam as dores de parto de outrém
(para que porto?)


e detenho-me no tempo 

ensaiando maremotos,
dilúvios,
alvoroços. 


cada água-furtada é um tugúrio,
um asilo,
um refúgio...

cada telha é um esconderijo...

e um enorme terramoto
— cujo epicentro
foi detectado
no vão da tua escada —
ameaça a estabilidade
(já débil)
da minha construção lacustre

da minha palafita observo-te,
analiso-te lá longe,
onde usas pernoitar
— aqui tão perto,
aliás... —

e o carril da água na caleira,
esfuracando a tranquilidade da noite?

e o sol sorrindo amistosamente
pela furibunda manhã,
despertando os humores,
acirrando os amores?
e quando?
quando,
quando?

mas passam manhãs a eito,
a fio,
sem vir o sol.

e o que me chega é frio
sem o seu sorriso
a despontar à esquina...

és prometida,
protelada,
de soturnos ciclones.

e os tais ventos em epígrafe
descarregam
e (ocasionalmente) convocam:
cargas de água,
cachoeiras,
catadupas,
pingos de chuva,
neves...

e, tisnados pela lâmina dos frios,
nossos rostos ficam cortados,
gretados,
— fissuras abertas na pele —
pois estamos nus na pradaria,
gélido ermo...

aninhemo-nos,
pois,
um no outro,
mansamente...
ofereçamos nossos ombros
com reciprocidade

quero chorar no teu ombro,
sabias?...

(c) Carlos Clara Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário